Expectativa
A Libbs precisava rever seu site institucional para refletir o novo posicionamento de marca da empresa, trazer conceitos mais modernos de usabilidade e design e organizar conteúdos de acordo com os seus públicos.
Solução
Planejar e desenvolver um site com conceito responsivo, tornando-o acessível em dispositivos móveis, e aprimorar a comunicação com os principais públicos da Libbs, dando relevância para conteúdos de interesse e melhorando a experiência desses usuários no ambiente.
Facilitar a busca por informações e melhorar os canais de contato com a criação de formulários segmentados por assunto, além de trazer recursos de acessibilidade para usuários com deficiência visual.
Tudo isso integrado a um CMS amigável, para que a empresa possa ter autonomia na gestão dos conteúdos, com controle de permissionamentos por área e usuário.
Resultado
O site da Libbs é referência no seu segmento e os indicadores de visitação e engajamento estão entre os líderes do setor farmacêutico nacional. Além disso, a arquitetura de informação planejada está permitindo que as áreas de negócios da empresa (como dermatologia, gastro, ginecologia) evoluam com canais de conteúdos direcionados para seus públicos, seguindo padrões de UX e tecnologia que foram definidos como diretrizes de comunicação digital.
O site é o principal canal digital da empresa.
Estratégia
Fomos inspirados pelo conceito da empresa - Porque se trata da vida - para buscar uma humanização na experiência com todos os seus públicos.
Tivemos o prazer de conversar com quase todas as áreas de negócios da empresa e percebemos que esse conceito está muito bem enraizado na cultura das pessoas e foi um guia para o nosso trabalho, afinal, uma empresa inspirada pela vida precisa de um site também apoiado neste conceito.
O maior desafio foi projetar um site para que áreas tão distintas (dermatologia e ginecologia, por exemplo) possam conversar com seus públicos, cada um com seu tom de voz, identidade visual, entre outros, sem fugir do conceito principal (inspirada pela vida), mantendo o padrão de UX do site e foco no usuário.
A apresentação dos produtos, de bulas segmentadas para público consumidor e para público profissional de saúde e ainda a seção para talentos eram desafios adicionais.
Identidade visual e experiência do usuário
Além de criar um site inspirado no conceito da Libbs (Porque se trata da vida), um dos maiores desafios foi elaborar uma interface que pudesse atender todas as áreas de negócios com maior liberdade, mas sem fugir das diretrizes de design e marca da empresa.
A seção de produtos tem uma estrutura que apresenta os produtos de cada área, com identidade visual própria, o que permite uma maior identificação pelos públicos.
A seção de bulas garante que o usuário encontre informações por meio de busca. A listagem A a Z traz com informações restritas para profissionais de saúde.
Toda a gestão das informações dos produtos e bulas é realizada pelo cliente por meio do painel de gestão de conteúdos.
Mobile
A estratégia de um site responsivo foi definida pois a empresa não gostaria de ter dois canais distintos para conversar com seus públicos, além do esforço adicional que seria necessário para atualizar mais um canal.
A versão responsiva mobile é essencial para a estratégia da empresa, já que o site também é um canal de conteúdos, e a maior parcela dos seus usuários acessam por celular.
Tecnologia e CMS
O mais importante para nós, do ponto de vista de tecnologia, está relacionado à fluidez, à velocidade de carregamento e ao aprimoramento de conteúdo para tornar o site mais legível.
Optamos pelo CMS WordPress, que permite um gerenciamento simples e eficaz do site, pois acreditamos que o WordPress é CMS flexível e fácil de usar.
Uma plataforma como esta é essencial para um ambiente digital: a equipe interna precisa ser capaz de gerenciar atualizações com autonomia máxima enquanto conta com o nosso suporte para manter a qualidade geral em alto nível.