Expectativa
Maior empresa de soja do mundo, a Amaggi é composta atualmente por quatro grandes áreas de negócio (Commodities, Agro, Navegação e Energia) e está presente no Brasil e em mais cinco países – Argentina, Holanda, Noruega, Paraguai e Suíça. Os sites anteriores da empresa (o do Brasil, os dos demais países e o da Fundação André e Lúcia Maggi) tinham identidades e arquiteturas diferentes, dando a impressão de que pertenciam a empresas distintas. Para sanar essa questão, contaram com a Fly Age para fazer um reposicionamento digital: a nova identidade é inovadora, representando melhor o momento da empresa, a arquitetura é dinâmica e todos os sites responsivos.
Solução
Houve uma maior integração dos conteúdos e, a partir disso, foi construída uma arquitetura da informação que permitisse uma jornada do usuário que pudesse mostrar a empresa na sua melhor forma. Foi criado um layout novo, que conta com tecnologia mais moderna, e foram desenvolvidas melhorias em diversas seções do site, como Carreira, Espaço do Produtor e Espaço Memória. Além disso, a Fundação André e Lucia Maggi ganhou uma área exclusiva, dando melhor visibilidade para a instituição que é responsável por coordenar as ações de investimento social privado da Amaggi.
Estratégia
A equipe da Fly Age viajou a Cuiabá (MT) para fazer uma imersão no cliente, entrevistar as áreas da empresa, visitar locais importantes da operação da Amaggi para compreender a essência da companhia. Tudo isso para definir quais conteúdos teriam mais relevância no site institucional e ter insights para sugerir uma identidade visual e textual adequada.
Identidade visual e experiência do usuário
Foi desenhada uma identidade visual única para todo o grupo (incluindo o site institucional em português, os sites dos demais países onde a Amaggi opera e a Fundação André e Lúcia Maggi). A partir do lançamento, todos os sites da empresa mostram para seus públicos de relacionamento a imagem de uma empresa só, que tem sinergia em suas operações e também em sua comunicação.
Para o site institucional, foram criados espaços que facilitam a compreensão e a busca de informações pelo usuário, como uma área de perguntas frequentes interativa, na qual o usuário pode buscar os temas das suas dúvidas; como o canal do SAC, que envia as perguntas por e-mail para as áreas relacionadas, deixando o processo mais rápido para o usuário e para a empresa; como o Espaço do Produtor, que agrega e organiza as informações específicas para este setor e, por fim, como a agenda, que pode ser visualizada em formato de calendário e de lista e mostra de maneira clara para o usuário os eventos da Amaggi (entre eles reuniões de Conselho, espetáculos, capacitações e oficinas). Também foi desenvolvido um Espaço Memória integrado com o sistema que armazena todo o acervo de imagens, vídeos e áudios da empresa.
Mobile
O site foi desenvolvido para ser experimentado da mesma maneira pelo usuário, não fazendo diferença se ele está visitando o portal pelo desktop ou pelo mobile.
Tecnologia e CMS
O portal foi construído em WordPress, para dar agilidade à equipe de Comunicação da Amaggi em atualizar os conteúdos do site. Uma área especial foi desenvolvida para documentos financeiros – nela, são incluídos os relatórios financeiros e documentos cadastrais da empresa e a entrada é restrita.