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Descubra o que são essas redes e quais as vantagens.

As redes sociais têm se popularizado cada vez mais: Instagram, Facebook, TikTok e outras já são parte essencial da rotina de qualquer pessoa. E por que não utilizá-las no ambiente de trabalho? Com o intuito de estabelecer um fluxo de comunicação interna mais simples e prático para empresas, as redes sociais corporativas podem ser uma ferramenta muito útil quando falamos sobre gestão, produtividade e saúde no ambiente de trabalho.

O que é uma rede social corporativa?

As mais difundidas são o Yammer, da Microsoft, e o WorkPlace, do Facebook. Criadas para aumentar o engajamento dos colaboradores e o compartilhamento rápido de informações, as redes sociais corporativas funcionam de maneira semelhante às redes sociais comuns, só que com alguns bônus: dentro delas, é possível explorar estratégias para reforçar a cultura empresarial e muito mais.


Quais os benefícios de usar uma rede social corporativa?

Comunicação

A possibilidade de compartilhar informações com apenas um clique faz com que haja maior fluidez e agilidade nos processos internos da empresa. Além disso, por meio da rede, é possível integrar diferentes setores.

Engajamento

O ambiente da rede social, além de unir diferentes departamentos e facilitar a comunicação, estabelece um sentimento de familiarização, tanto com a empresa quanto com a equipe, o que faz com que os funcionários se sintam mais estimulados.

Cultura empresarial

A rede social corporativa é um ótimo canal para fortalecer os valores e a cultura de uma empresa.

Processos mais ágeis

Quanto mais rápida a comunicação, mais rápidos e práticos ficam os processos. Além do mais, a rede social acaba por virar um banco de dados, com diversas informações armazenadas, facilitando também a procura por dados específicos.

Credibilidade da organização

Uma comunicação bem alinhada, nas relações internas bem como nas relações externas de uma empresa, é sinônimo de coerência, e coerência é sinônimo de credibilidade. A comunicação aberta e clara faz com que haja uma imagem mais positiva e, consequentemente, maior confiança tanto dos funcionários, que se sentem valorizados, quanto de clientes e demais stakeholders.

Comunicação das empresas e home office

Quando falamos sobre engajamento e familiarização, estamos falando também de pertencimento, e isso é um assunto muito importante, principalmente em tempos de pandemia. A falta de comunicação no ambiente de trabalho é um dos fatores que podem colaborar para o desenvolvimento de questões relacionadas ao bem-estar físico e mental. A rede social corporativa pode entrar como uma alternativa que alivia esses problemas e mantém o sentimento de pertencimento, de equipe e de trabalho colaborativo.

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