Entenda como usar essa estratégia para impulsionar seus resultados no digital.
E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que pode ser utilizada para diferentes finalidades. Basicamente, consiste no envio de e-mails para pessoas que já estão cadastradas em seu banco de dados. Sendo assim, é uma ótima estratégia para estreitar seus laços com seus clientes e fortalecer seu canal de comunicação.

Houve um tempo em que algumas pessoas acreditavam que as redes sociais significariam o fim do e-mail. Contudo, a realidade de hoje nos prova exatamente o contrário: no e-mail é que se concentra a maior parte da nossa comunicação, até mesmo para acessar as próprias redes sociais. O e-mail é algo que já está incorporado à rotina das pessoas e pode ser uma oportunidade incrível de abrir um canal de comunicação mais intimista com seus leads.
Para que serve o e-mail marketing?
Utilizando essa ferramenta da maneira correta, você pode promover produtos ou serviços, anunciar promoções, disparar conteúdos informativos que aumentam o engajamento de seus clientes e melhoram a relação com sua marca, redirecionar seus clientes para acessarem seu site e, consequentemente, obter mais tráfego e mais. Além disso, você pode usar o e-mail marketing para as diferentes etapas do seu funil de vendas e transformar potenciais clientes em consumidores.
E-mail marketing e o funil de vendas
Um estudo feito pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) fez um comparativo entre taxas de conversão por canal e concluiu que, em 2017, o e-mail ficou em primeiro lugar na participação dos pedidos da Black Friday e em segundo lugar na taxa de conversão. Isso prova que o e-mail marketing é um aliado importante para as estratégias de marketing digital.
Quando o assunto é funil de vendas, usamos um tipo de e-mail marketing para cada etapa da jornada do cliente. Nestes casos, o e-mail pode ser utilizado para atrair, converter, vender e engajar, e, dentro dessas etapas, existem diversos tipos de disparos que podem ser feitos para despertar seus clientes.
Dicas para um bom e-mail marketing
- Assunto: o primeiro contato do cliente com o seu conteúdo é quando ele lê o assunto do e-mail, por isso capriche e deixe-o bem atrativo. Uma boa dica é tentar torná-lo o mais pessoal possível.
- Clientes: conheça o perfil, as dores e saiba quais soluções oferecer para seus clientes.
- Organize-se: entender as etapas do funil de vendas é importante para manter uma coerência em suas estratégias de marketing digital.
- Meça seus resultados: o acompanhamento dos dados é fundamental para que você entenda quais estratégias estão funcionando e eventualmente mudá-las.
E-mail marketing x newsletter
No nosso último post, você conheceu a newsletter e pôde aprofundar seus conhecimentos sobre ela. Facilmente confundidos, o e-mail marketing e a newsletter se diferenciam, basicamente, pelo seu objetivo: enquanto o primeiro visa criar oportunidades, o segundo tem como objetivo fortalecer o canal de comunicação entre os clientes e a marca, estreitando seu relacionamento e oferecendo conteúdos mais informativos, não focados em propagandear determinado produto ou serviço. As newsletters também costumam ter uma periodicidade definida e ter múltiplos conteúdos em uma mesma edição (em quanto o e-mail marketing em geral aborda um só assunto).