As tendências de marketing digital para 2021 trazem novas possibilidades para quem quer vender mais e consideram estratégias para o contexto pós-pandêmico..
A pandemia por covid-19 mudou a realidade de todo o mundo e provocou mudanças de grande impacto no marketing digital. Neste ano, as tradicionais análises de tendências de mercado têm um componente a mais para considerar na hora de criar novas possibilidades e ferramentas: o contexto pós-pandêmico..
Não é novidade e nem surpresa o fato de que, com a pandemia, houve uma mudança radical de comportamento dos consumidores quando a vida particular e os negócios foram submetidos a um período atípico. As consequências emocionais e financeiras tiveram grandes proporções e, por isso, os profissionais precisaram pensar seus planejamentos sob uma ótica que considerasse tais impactos..
Novo normal no marketing digital
No marketing digital, o “novo normal”, principalmente quando falamos de estratégias voltadas para o consumidor final, já deu suas primeiras pistas: um estudo feito a partir de levantamentos com profissionais de marketing apontou que 84% dos consumidores se declararam abertos às experiências de comércio digital, mas 67,2% ressaltaram desejar diminuir o volume de suas compras, enquanto 43,4% só consumiriam se houvesse alguma promoção ou abatimento de preços..
Contudo, falar sobre tendências de marketing digital em 2021 é, ainda, mergulhar em um cenário de incertezas porque a pandemia permanece uma realidade e abalou – e continua a abalar – seriamente todos os mercados do mundo. Apesar disso, é preciso se movimentar e as empresas não podem deixar de se posicionar frente à promoção de suas marcas, produtos e serviços..
Por isso, é preciso se abrir para uma forma diferente de encarar o marketing digital considerando os atravessamentos pela covid-19 e também as novas tecnologias e necessidades que surgiram em função do isolamento social.
5 tendências para 2021
Considerando as mudanças que vimos em 2020 e sua influência sobre a maioria das tendências, vamos entender um pouco do que esperar no setor de marketing digital em 2021:.
- Valorização das experiências em tempo real: lives e transmissões ao vivo se multiplicaram por todos os canais e continuam com força neste ano. Isso porque, dentro de casa, num cenário de isolamento, a busca foi por conexões humanas em tempo real. Esse tipo de estratégia traz uma vínculo mais profundo de envolvimento com o conteúdo apresentado e ainda permite a interação com o público, que gera mais engajamento. Ainda, existem outros tipos de experiências em tempo real como, por exemplo, os chatbots e interações no Twitter.
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- User generated content: a expressão em inglês para “conteúdo gerado pelos usuários” não é novidade, mas vem se destacando porque as marcas estão percebendo o poder de influência dos usuários comuns. Funcionando como prova social, as experiências de pessoas que são “gente como a gente” têm um grande peso quando o assunto é confiança.
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- Conteúdos interativos: o aumento na criação desse tipo de conteúdo é visível. Em 2021, se torna especialmente necessário porque passamos por um ano de isolamento social que levou quase todas as interações e o envolvimento humano para as telas. Use quizzes, calculadoras, e-books, infográficos, questionários e outros conteúdos que despertem o interesse e envolvam a atenção dos seus usuários.
. - Assistentes por voz: eles estão chegando no Brasil e só durante a pandemia seu uso cresceu 47% entre os brasileiros. Aparelhos como o Amazon Echo e Google Home podem tocar músicas, listar tarefas, procurar informações, configurar alarmes, controlar outros aparelhos conectados e até mesmo fazer compras, trazendo agilidade e praticidade para o dia a dia.
. - Humanidade e comprometimento: marcas mais humanas e comprometidas ganharam destaque durante a pandemia. Isso porque todas as consequências do isolamento social e das incertezas mexeram com nossas emoções e sentimentos. As marcas que souberam assumir sua condição humana e compreenderam o momento de dificuldade conseguiram, mais facilmente, se conectar com as pessoas porque se humanizaram e ganharam a identificação dos consumidores.