Entenda a 4ª onda do marketing e quais as vantagens de aplicar essa estratégia para o seu negócio.
O mundo está mudando, as pessoas estão mudando, o jeito de consumir está mudando e, com isso, o marketing também. Marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan no livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, para delinear as principais transformações que o jeito de fazer marketing vem sofrendo em consequência da tecnologia e seu uso.
É importante perceber o quanto a tecnologia vem, cada vez mais, colocando em xeque algumas estruturas de poder. Isso porque o mobile, as redes sociais e a vida em um clique tornam possível a expressão de diferentes vozes, em diferentes tecnologias que, em convergência, têm grande impacto social, econômico, coletivo – e também no marketing.
Segundo os autores do livro, o surgimento de novas tendências, como a economia compartilhada, marketing de conteúdo e o CRM social, é produto dessa movimentação que a tecnologia e o espaço digital possibilitam. E essas tendências surgem de uma necessidade de “envolvimento profundo” em um “mundo altamente tecnológico”.
Do 3.0 ao 4.0
O Marketing 4.0 é a quarta geração de um conceito que vem se desenvolvendo ao longo dos anos: enquanto o marketing 1.0 tinha seu foco no produto, o 2.0 centrava-se no consumidor; já o 3.0, um conceito bem mais atual, era voltado para o indivíduo, o ser humano integral, com pensamentos e emoções. Dessa maneira, era possível prever que o próximo passo seria criar uma prática de marketing que reflita os valores humanos.
Diante do atual cenário em que a coleta, o processamento e a mensuração de dados são uma realidade, observamos as empresas, produtos e serviços se tornando cada vez mais nichados. Há uma tendência à personalização, ao tornar pessoal e o conceito de marketing digital trata justamente disso: de saber jogar com os paralelos da tecnologia e dessa pessoalização.
Assim, o Marketing 4.0 evolui para dar conta de fluir junto com a era digital e surfar na onda de seus consumidores. E o desafio para os profissionais de marketing é guiar seus clientes por caminhos que façam tanto sentido que, ao completar a jornada, se tornem emocionalmente ligados à marca.
Estar à frente
Algumas empresas e marcas já entenderam que utilizar uma estratégia de marketing mais voltada para os valores humanos pode aumentar a produtividade e alavancar resultados. Estar à frente, hoje, no marketing digital, significa explorar diferentes canais de comunicação e, por meio de uma série de estratégias, práticas e métricas, criar de fato um vínculo mais humano com seus clientes.