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Descubra quais são as novidades do mundo da comunicação para o ano que vem!

Pandemia de coronavírus, novas tecnologias cada vez mais aperfeiçoadas para melhorar a experiência dos milhões de usuários ao redor do globo e um universo inteiro dentro da internet: os últimos dois anos impulsionaram e aceleraram uma previsível  imersão completa de todos nós no ambiente digital. Conheça as tendências de comunicação para os primeiros momentos desse 2022, no mundo pós-pandêmico.

Tendências para 2022

IA – Inteligência Artificial

Ela mesma!

Não aquela dos filmes de ficção – apesar de esse ser um futuro está se aproximando cada vez mais rápido de se tornar uma realidade para muitos usuários, mas sim aquela que já está rolando e muita gente ainda não se ligou: o Big Data e o Analytics. Tecnologias como essas trazem informações importantíssimas sobre as pessoas que se relacionam com sua marca, ajudando na mensuração de resultados, na elaboração de campanhas, entre outros, detectando padrões de comportamento dos clientes. Dessa forma, as ferramentas de Inteligência Artificial estão possibilitando a criação de novas estratégias de marketing e comunicação digital que, agora, podem contar com a automatização de processos, insights e resultados em tempo real.

Omnichannel ou marketing conectado em rede

Atirar para todos os lados pode – sim! – ser uma baita estratégia de comunicação. Os anos de pandemia forçaram os empreendedores a se adaptarem ao meio digital e nos mostraram algumas estratégias que já estão, de fato, obsoletas. Pensar em se comunicar por diferentes canais para atingir seus públicos de interesse pode trazer resultados interessantes como, por exemplo, melhorar a experiência do cliente.

Hoje, as possibilidades são inúmeras: de outdoors aos stories patrocinados nas redes sociais. Porém, é importante considerar que cada canal tem vantagens e desvantagens, exige um certo tipo de discurso, se comunica com um determinado público e, por isso, vale pensar em uma estratégia especial para cada um.

Experiência do Usuário

A gente já vem cantando a bola há algum tempo sobre a importância da experiência do usuário. A otimização de sites para melhorar a experiência dos usuários faz total diferença na relação do consumidor com a sua marca.

Ser mais do que só uma empresa

A mudança que começou na geração Y e agora se intensifica na GenZ com relação às tendências de consumo é clara: queremos consumir mais do que um produto, queremos consumir uma ideologia. Para acelerar ainda mais esse processo, a pandemia de covid-19 escancarou a nossa necessidade de consumir de forma sustentável e socialmente responsável. Os consumidores procuram cada vez mais coerência neste sentido, ao escolher o que e de quem consumir.

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