Entenda como funcionam as técnicas que visam a otimização de sites e páginas da web para mecanismos de busca.
SEO (Search Engine Optimization) é a reunião de técnicas específicas que visam a otimização para mecanismos de busca – em especial para o Google. É basicamente um conjunto de práticas cujo objetivo é otimizar textos de páginas da web para alcançar um bom rankeamento orgânico nos buscadores e gerar mais tráfego para o site ou blog através da produção de conteúdo, construção de autoridade, experiência do usuário e SEO on page, por exemplo.
Mecanismos de busca: como funciona o ranking
Uma pesquisa realizada pela State of Search Brasil em 2020 apontou que o Google é o principal canal utilizado para buscas no país. Há anos, os avanços e mudanças no algoritmo do Google têm o principal objetivo de encontrar as melhores respostas para cada busca feita pelos seus usuários e tornar sua experiência cada vez melhor. Hoje, a inteligência do buscador não só considera as palavras pesquisadas, mas considera também a semântica dos termos buscados, os sinônimos, o contexto relacionado ao significado daquela busca e inúmeros outros fatores mais complexos, que vão desde a localização do usuário até seu histórico de pesquisas anteriores.
Utilizando esse conjunto de critérios, o mecanismo de pesquisa pode avaliar o melhor contexto relacionado aos termos da busca, a credibilidade e a qualidade do que está escrito na página, e também centenas de outros elementos relacionados ao conteúdo. Dessa forma, a inteligência artificial do Google cumpre o que oferece: mostra o que é realmente relevante, encontra e exibe os melhores resultados para as perguntas de seus usuários em vez de somente rankear qualquer informação que esteja estrategicamente montada para assumir uma boa posição nos resultados de busca.
Afinal, o que é e como funciona o SEO?
O SEO é uma das principais estratégias do marketing digital e você deve imaginar o porquê. A montagem estratégica do conteúdo com a utilização das técnicas de SEO não só otimiza a informação para que os mecanismos de pesquisa a encontrem mais facilmente, mas também ajuda a melhorar a experiência dos visitantes daquela página web.
O uso correto das palavras-chave, a organização e o tamanho do conteúdo, a configuração semântica, a estruturação e a linkagem das páginas são apenas algumas das ferramentas de SEO que prometem colocar o seu conteúdo nas primeiras posições de pesquisa orgânica do Google. Porém, além de utilizar dessas estratégias que compreendem o processo de otimização, é preciso criar e organizar as informações de uma forma que elas se tornem úteis, originais e acessíveis a todos.