Descubra o conceito de ESG e o que ele tem a ver com o marketing da sua empresa.
A sigla ESG significa, em inglês, Environmental, Social, Governance, três pilares que, juntos, definem práticas de mercado com cunho mais sustentável e com maior responsabilidade social. ´É uma tendência que se desenrolou através dos anos e que, junto com a mudança de comportamento das gerações, também promoveu mudanças para delinear um mercado de negócios que leve em consideração questões sociais, ambientais e/ou econômicas.
Os 3 pilares
Environmental – Responsabilidade ambiental
Com o passar dos anos, a palavra sustentabilidade ganhou um peso muito maior não só para quem está mais ligado em questões ambientais ou trabalha com isso, mas também para os investidores e proprietários de negócios de diferentes nichos.
Podemos relacionar essa mudança a mudança geracional: hoje, gerações mais novas como os millenials e a genZ estão ingressando ou com lugares já bem definidos no mercado de trabalho – e possuem um certo poder de compra. Para acompanhar os hábitos de consumo dessas gerações, o espectro da sustentabilidade cresceu e questões como proteção ambiental, ética e justiça social se tornaram cada vez mais importantes e significativas para as empresas.
Social – Socialmente comprometida
Assim como o meio ambiente, questões sociais agora também exigem um certo comprometimento por parte das empresas. A responsabilidade social vai desde o marketing, como pensar em campanhas mais inclusivas, por exemplo, em dar visibilidade para diferentes corpos, até criar ações com o intuito de promover melhor qualidade de vida e bem-estar para a comunidade trabalhadora – ou até mesmo para a comunidade na qual a empresa está relacionada/fisicamente inserida.
Dessa forma, existe uma enorme gama de possibilidades de iniciativas que possam surtir esse mesmo resultado, basta encontrar a que melhor se alinha com o discurso e os valores da sua empresa.
Governance – Organização corporativa
Por governança, entende-se solucionar os desafios de maneira viável e em consonância com as questões ambientais e sociais e, ainda assim, encontrar práticas que gerem lucro. Para isso, é preciso que o trabalho das lideranças da empresa estejam tão alinhados com o propósito do ESG quanto com investidores e colaboradores.
O que o ESG tem a ver com marketing?
Um modelo cada vez mais atual, discutido e praticado por empresas que estão antenadas às tendências de mercado, o ESG tem muito a ver com marketing e comunicação: a transparência é um dos pilares para o bom funcionamento dessa estratégia e um bom marketing consegue executar essa questão com excelência. Para isso, são precisas boas estratégias e um olhar sensível para entender qual a melhor forma de divulgar esse esforço, trabalho e preocupação.