O TikTok é a rede social do momento. Entenda como usar a plataforma para se relacionar com seus consumidores.
O TikTok se consolidou como o aplicativo mais popular durante a pandemia por COVID-19 superando até o grande e majestoso YouTube no número de downloads: só em abril deste ano foram 78 milhões de pessoas que baixaram o app.
Com a chegada deste novo fenômeno, muitas empresas se questionam sobre como se posicionar nessa rede social e até mesmo se vale a pena criar uma conta no TikTok. Você também está em dúvida se adere ou não? Vem com a gente que a gente te explica!
Conhecendo o TikTok
O TikTok é uma plataforma cujo foco é a postagem de pequenos vídeos (de até 15 segundos). Nela, o usuário grava o vídeo e tem diversas opções de edição, podendo acrescentar trilha sonora, fundo e outros elementos audiovisuais para incrementar o conteúdo. Ou seja: o app promove uma boa experiência audiovisual (áudio + vídeo) para seus usuários e ainda tem a vantagem de oferecer uma extrema facilidade de uso.
Uma informação vantajosa para quem deseja usar o TikTok para uma empresa é que o público é muito bem segmentado. Segundo pesquisas, o fato de a plataforma ter uma pegada mais cômica e puxada para o humor faz com que 41% dos usuários sejam pessoas com idade entre 16 e 24 anos.
Vale a pena usar o TikTok?
Se inserir na plataforma pode ser um grande desafio para as empresas mais conservadoras e tradicionais. Mas nós separamos alguns pontos interessantes a serem avaliados, para ajudar quem ainda está em dúvida se vale a pena ou não investir no TikTok.
Tá todo mundo lá!
Como dissemos anteriormente, o TikTok está à frente do YouTube e também dos gigantes como Instagram e Facebook – e a tendência é só aumentar.
O Brasil está cada vez mais engajado
A chegada da pandemia e as campanhas #FiqueEmCasa fizeram com que o app fosse o mais baixado do mundo durante este período. O Brasil foi o segundo colocado no ranking de países que mais baixaram o TikTok.
Mais que uma rede social
Muito mais do que uma rede social, o TikTok é uma grande ferramenta para a criação e compartilhamento de conteúdos, além da experiência de uso ser fácil e agradável. Isso faz com que haja uma inclinação enorme para a viralização de conteúdos: enquanto os produtores de conteúdo e marcas ficam quebrando a cabeça para entender os algorítmos do Instagram e do Facebook, usuários do TikTok que têm poucos seguidores vêem seus vídeos alcançando milhares de visualizações.
Como as empresas estão usando?
Diferente do Instagram e do Facebook, a atuação do TikTok em empresas se dá de forma curiosa, de “gente pra gente”. É o caso da Starbucks apresentado na última Convenção da International Franchise Association em fevereiro deste ano: “A empresa não está no TikTok, porém uma atendente da marca já tem milhões de views ensinando a fazer receitas do local. Isso está cada vez mais comum entre as companhias.”, aponta o especialista em marketing do Grupo MD, Denis Santini.
A conta em questão é de Maya, uma funcionária que posta vídeos sobre o dia a dia de trabalho na empresa e também conteúdos pessoais como desafios, músicas e outros. Dessa forma, o marketing é feito de uma maneira beeeeem menos impessoal e funciona, como dissemos acima, “de gente pra gente”.
Agora que você já sabe como funciona essa rede social, que tal experimentar e contar pra gente como foi a sua experiência?
Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
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